PT EN
Manual de Assentamento

Manual de Assentamento

publicado por: Oficina YBY | há 2 anos

Armazenamento

 

            - As peças não devem ser descarregadas sob ação da chuva, para manter a qualidade dos pisos e evitar manchas os responsáveis pelo descarregamento devem estar com as mãos limpas de qualquer tipo de óleo, graxas, barro ou agentes corantes.

            Não empilhar as placas, armazená-las na vertical sempre face com face (frente) e tardoz com tardoz (verso), apoiadas sobre uma proteção plástica ou lona afim de evitar umidade. Armazená-las sempre em local coberto e protegido da água e poeira, cobrir os pisos com uma lona se necessário.

            Não armazenar as peças por longo período de tempo, o piso tende a formar manchas dessa forma (é um processo natural do concreto, não é considerado como defeito).

 

 

Preparo do Local e Base de Assentamento

 

            - O contrapiso deve ter cura de no mínimo 14 dias, a superfície deve estar bem nivelada e limpa, não contendo pó ou sujeira. Impermeabilize o contrapiso. Verificar se o contrapiso não apresenta sinais de umidade e eflorescência, caso apresente revisar as condições de impermeabilização usadas.

 

 

Assentamento

           

Tipos de assentamento:

1.      Assentamento com Massa Mista (Linha Status, Suvial)

2.      Assentamento com Argamassa (Linha Status, Suvial, Estremoz, Madeira Petri, France e Mosaicos)

 

 

Assentamento com Argamassa

 

1.      Umedeça o contrapiso antes de aplicar a argamassa, nem seco e nem encharcado.

2.      Sobre a base já seca aplique uma camada de 6 mm de argamassa – colante (adesivos especiais – ACIII) com a parte lisa da desempenadeira. Em seguida, forme sulcos com a parte dentada, com ângulo aproximado de 60°.

3.      Repita a operação no verso do piso só que dessa vez formando cordões perpendiculares em relação ao anterior para uma melhor colagem.

4.      Coloque a placa a 5cm da posição final e então pressione a placa direcionando ela até a posição final.

5.      Bater levemente com o martelo de borracha até atingir o nível.

 

 

Assentamento com Massa Mista

 

1.      Aplicar sobre o contrapiso uma camada de 3 cm de massa de areia com cimento (5:1), sobre esta massa devidamente desempenada e ainda fresca espalhar cimento puro (2 a 3 kg por m²)

2.      Umedecer levemente cada ladrilho e aplicar no seu verso uma mistura de Bianco e água, junto com um pouco de massa.

3.      Posicionar o ladrilho na sua posição final e bater levemente com o martelo de borracha ou sarrafo até o perfeito nivelamento (nunca bater diretamente sobre o ladrilho).

4.      Remover qualquer tipo de sujeira de cimento da face superior da peça com trincha embebida em água.

 

 

Rejuntamento

 

            É necessário deixar uma junta entre as peças, com espessura de mínima de 2mm até o máximo de 8mm (sendo 4 a 5mm o recomendado)

            O rejunte deve ser aplicado somente após 72 horas do término do assentamento, umedeça as juntas com água previamente.

            Proteger com fita crepe as extremidades das placas, aplicar o rejunte nas juntas e retirar a fita crepe logo após a aplicação, não deixar a mesma por mais de 30 minutos.

            Não utilizar produtos ácidos para limpeza das juntas.

 

IMPORTANTE: Para as linhas France e Madeira Petri deverá ser usado rejunte flexível para áreas molhadas.

            OBS: No caso do assentamento com massa mista o rejuntamento pode ser feito com uma mistura de areia fina e cimento secos (proporção 4:1). Fazer a mistura não muito úmida e espalhar com vassoura preenchendo os vazios das juntas, limpar o excesso no piso com um pano umedecido.

           

 

Cuidados no assentamento:

 

É necessário cuidado na colocação dos pisos para que não suje a face durante o processo. Após o assentamento passar um pano ou esponja úmida para retirar o excesso de massa antes que essa seque.

Deve-se proteger o piso após o assentamento cobrindo ele com um plástico, durante o dia e retirando-o a noite, afim de evitar qualquer sujeira até que a obra seja finalizada.



Comentários

Acacio Junior: There are many variations of passages of Lorem Ipsum available, but the majority have suffered alteration in some form, by injected humour, or randomised words which don't look even slightly believable.

Michele: The standard chunk of Lorem Ipsum used since the 1500s is reproduc

Anônimo:" There are many variations of p

Deixe seu comentário

Line